Previdência Privada: Algo fundamental?

Previdência Privada: Algo fundamental?

A importância de um plano de Previdência Privada está no futuro. O planejamento financeiro ideal para a vida é aquele que permite desfrutar do momento atual, mas sem deixar de lado a preparação para o futuro.Os limites de valores do INSS e a possibilidade de crise no sistema previdenciário oficial estimula a procura por outras formas de garantir um futuro mais tranquilo quando a velhice chegar. É nesse cenário que entra o plano de Previdência Privada como opção de complemento da aposentadoria, diversificação de investimentos ou forma de sucessão patrimonial.

 Plano de Previdência Privada é uma forma de agregar mais valor à aposentadoria

O valor máximo do benefício de aposentadoria no INSS é de pouco mais de R$ 4 mil.

Quem deseja obter um valor maior que esse precisa buscar a Previdência Privada, pois o dinheiro poupado hoje será resgatado no futuro, mantendo assim os padrões de qualidade de vida do segurado.

Na Previdência Complementar, diferentemente do INSS, é possível resgatar o valor integral do plano ou receber um valor mensal – da mesma forma que acontece com um salário.

Contudo, ter uma aposentadoria melhor não é o único motivo pelo qual você deve ter um plano de Previdência Privada.

 

Diversificação de investimentos com plano de Previdência Privada

Há um provérbio no mundo dos investimentos que diz: “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”.

A recomendação de especialistas é que se faça investimentos de forma a combinar diferentes níveis de rentabilidade, liquidez e prazo.

A diversificação é importante para que existam aplicações com rentabilidade positiva para os momentos de perda em alguns pontos da carteira.

O objetivo é que o portfólio apresente resultado positivo no fim das contas, de modo que as perdas sejam mitigadas pelos ganhos.

Nesse aspecto, a Previdência Privada se apresenta como boa opção para quem busca alternativas de diversificação de investimentos, já que o plano é administrado por gestores profissionais.

Isso torna o investimento mais propício a gerar lucro, sem que isso demande muito tempo e atenção do investidor.

 

Previdência Privada como ferramenta de sucessão patrimonial

A Previdência é bastante recomendada para jovens, porque o esforço mensal de poupança é menor, visto que eles têm mais tempo para a aplicação.

No caso dos mais velhos, é necessário fazer as contas para saber a partir de quando o plano de Previdência Privada realmente vale a pena para si próprio.

No caso dos idosos, os custos e impostos podem chegar a ser altos se comparados com o esforço mensal de investimento.

Nesse caso, a Previdência Complementar pode ser interessante para a sucessão patrimonial.

A transmissão de herança feita por meio de um plano VGBL não cobra impostos se o beneficiário continuar a investir.

O Imposto de Renda só é cobrado para o resgate do montante da aplicação.

A maior vantagem que pode ser obtida em passar a herança por meio da Previdência Privada é que o processo não inclui custos extras com advogados e documentação de cartório.

A importância de um plano de Previdência Privada

O sufoco do INSS, a diversificação de investimentos, a transmissão de patrimônio e os benefícios fiscais são os principais motivos da importância de se investir nesse tipo de plano.

Analise seu estado financeiro atual para descobrir o quanto pode poupar mensalmente, identifique o melhor perfil de riscos para você e pesquise as taxas cobradas no mercado.

Seguindo esses simples passos, já é possível começar a pensar no futuro e, finalmente, começar a investir em um plano de Previdência Privada.

 

Fonte: http://oprimorico.com.br/aposentadoria/previdencia-privada/por-que-plano-de-previdencia-privada-e-importante/