A Importância do Seguro de Vida

A Importância do Seguro de Vida

Os investidores naturalmente se preocupam em aumentar e rentabilizar seu patrimônio, mas muitas vezes não percebem imediatamente a importância do seguro de vida em seu planejamento financeiro.

Se você já fez um bom planejamento financeiro e está obtendo sucesso na execução, então o seu futuro e da sua família está bem protegido, certo?

Não é bem assim… Na verdade, seu planejamento está ignorando alguns riscos. Afinal para pôr seu planejamento em prática no mínimo, você precisa estar bem, com saúde e vivo!. A vida tem seus contratempos, e não temos como saber antecipadamente o que iremos enfrentar no futuro.

O seguro é o produto no qual é possível transferir um risco para seguradora, em troca do pagamento de um valor (prêmio), dessa forma caso o risco se concretize no período de cobertura, a seguradora deve pagar uma indenização ao beneficiário indicado na apólice.

O risco coberto por um seguro deve guardar um grau de incerteza quanto a se irá ou não se concretizar. No caso de seguro de vida, a cobertura para o risco de morte e a incerteza é quando irá se concretizar.

Por que fazer Seguro de Vida?

Proteção Financeira Pessoal 

Quem ainda não tem família, também precisa de  seguro. Imagine voltar a depender financeiramente de outras pessoas. Esse é um risco possível de ocorrer em algumas situações.

Em quais situações?

  • Proteção para invalidez. O seguro de vida pode garantir recurso financeiro suficiente para uma vida digna caso o mesmo fique invalido. A cobertura pode ser para invalidez decorrente de acidente, doença ou ambos.
  • Incapacidade temporária. Essa é uma cobertura especialmente importante para profissionais liberais, já que caso fique temporariamente impossibilitado de trabalhar, esse profissional fica sem renda. É possível contratar um seguro para garantir a mesma renda, caso isso ocorra.
  • Doenças graves. Essa é uma cobertura de extrema necessidade, pois os custos gerados por doenças graves são muito altos, e pode ser um fator a mais de preocupação em um momento tão complicado.
Proteção Financeira para Família 

O seguro de vida é uma ferramenta para dar suporte financeiro aos seus dependentes no momento de perda de um provedor. Esse é um momento de extrema dificuldade, que pode ficar ainda mais complicado se a família não estiver preparada.

Na sua falta, a sua família poderá ter dificuldades para:

  • Manter o padrão de vida (Para quem ainda não construiu o seu patrimônio, é uma forma de garantir que a sua família não passe por dificuldades);
  • Honrar financiamentos de valores elevados. (Se você é o principal responsável por um grande investimento da família, financiado em um período mais longo, é importante não deixar dívidas para seus herdeiros).
Despesas sucessórias de inventário

Mesmo quem já construiu um patrimônio para a sua família precisa de um seguro. Nesse caso, o seguro pode ser utilizado para dar liquidez à família para pagar as despesas do inventário e para manter-se enquanto este não é concluído.

Quanto mais cedo, melhor! A medida que o indivíduo fica mais velho os riscos aos quais ele está exposto é maior, com isso o seu seguro é mais caro.

Fonte: http://liberdadeparainvestir.com.br/2017/07/12/conheca-a-importancia-do-seguro-de-vida/